quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A parte difícil

Quem vai empreender, precisa identificar a parte difícil do negócio. O que é realmente crítico? O que não pode falhar? E talvez o questionamento mais importante: a que atividades eu, como empreendedor, devo dedicar mais tempo e esforço?

Há alguns dias eu conversava com um amigo que pretende abrir um escritório de advocacia. O maior medo dele é a falta de experiência. E se ele não souber resolver o problema de algum cliente? E se ele esquecer alguma lei, algum procedimento? São preocupações válidas, mas que afetam qualquer profissional. Todo mundo precisa orientação, pesquisar, buscar informação. Ou seja: questões operacionais, em qualquer empreendimento, se resolvem aos poucos.

O mais difícil, no caso do escritório, é conquistar clientes. É ser recomendado. É também, digamos, formar parcerias com advogados de outras especialidades. Tão difícil que com frequência ouvimos a famosa expressão “advogado de porta de cadeia”. É aquele desesperado atrás de clientes que insistem em não aparecer. Logo, fica a pergunta: é mais difícil a parte técnica ou é mais difícil construir relacionamento, confiança, reputação?

Empresas tradicionais enfrentam o mesmo problema. Gestores estão preocupados com detalhes pouco relevantes, mas que tomam todo o tempo. E questões cruciais ficam em segundo plano – quando não são totalmente esquecidas.

Por isso, a orientação é definir aquilo que precisa ser ótimo, completo, total. Separando assim questões fundamentais daquilo que se resolve com o tempo –daquilo que faz parte do trabalho diário, que pode ser ajustado. Por exemplo: fundamental é saber se o que você faz funciona, se resolve um problema, se tem mercado. Sem isso você não sai do lugar. No entanto, a maioria das questões que tiram o sono dos empreendedores são secundárias: a decoração, a organização, a comunicação. Em geral, fatores que se ajustam, que vão melhorando com os erros e aprendizados.


Aprofundando a mesma sugestão: mapear (anotar numa folha) aquilo que é crítico para o crescimento da sua empresa, ou, se for o caso, o que é crítico para montar um novo negócio. Faça uma lista com aquilo que precisa ser feito para crescer, para ganhar escala. E delegue questões técnicas e burocráticas. Se você não desbravar (a parte difícil propriamente dita), vai ser difícil encontrar alguém que faça isso por você.