quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A barreira da experiência

Há alguns dias conversava com uma amiga sobre o fato de ela não ter experiência em determinada área. Ela gostaria de atuar, mas não se sentia preparada. Imaginava que outras pessoas eram melhores do que ela. Ela mesma já havia definido e erguido a própria barreira.

Uma história boa como ilustração: o ator brasileiro Wagner Moura concorreu ao Globo de Ouro pela sua atuação como o traficante Pablo Escobar, no seriado Narcos, da Netflix.

Wagner Moura revelou que, quando soube da possibilidade de ganhar o papel, foi para a Colômbia estudar espanhol durante alguns meses. Ele não falava espanhol, e pensou: na pior das hipóteses, aprendo outro idioma. Mas a melhor hipótese se concretizou, e ele estava preparado para assumir a responsabilidade (vamos relevar aqui a polêmica do sotaque brasileiro do personagem. Se ele foi indicado ao prêmio, é porque ele foi bem).

Alguns leitores dirão: “Claro, o Wagner Moura é milionário. Eu sou um azarado que precisa trabalhar todos os dias.” Mas você também consegue aprender espanhol hoje sem gastar nada, sem sair de casa. Estou aqui sentado tentando imaginar algo que você não possa aprender de graça hoje em dia, e está difícil encontrar alguma coisa. O que falta é determinação, disciplina, essas coisas que o dinheiro não compra.

Muita gente sente esse despreparo e logo rejeita qualquer chance ou oportunidade de mudança. Também me parece que superestimamos nossos concorrentes. Como se os outros fossem todos estudiosos experientes. Pelo que eu percebo, um mínimo de esforço diário já representaria um grande diferencial.

E ninguém está 100% preparado, não importa para o que seja. Todo o aprendizado exige um esforço contínuo. Quem acha que já sabe tudo que precisa para alguma função, provavelmente está defasado.

E se você reparar, verá que os grandes profissionais, aqueles de alta performance, estão sempre num estado de atenção que podemos chamar de “modo aprendizagem”. Eles não podem e nem querem se acomodar.

E voltando ao caso da minha amiga: preparação exige novos hábitos. Por isso, se ela estudar e praticar uma hora, ou até meia hora por dia, no final do ano terá centenas de horas de estudo e experiência. O conteúdo está disponibilizado, de graça. Só falta disciplina.

E em geral é assim que as coisas acontecem: as oportunidades aparecem para aqueles que se dedicaram um pouco. Na verdade dificilmente uma oportunidade cai do céu: ela vai aparecer porque quem está se preparando consegue vê-la. Quem não está preparado, só reclama e enxerga barreiras.