quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Sobram planos, falta tempo

Quem acompanha o meu trabalho sabe que, com certa frequência, faço apresentações sobre Marketing e Inovação pela região. Ao final das apresentações, sempre deixo meu e-mail e falo que, quem quiser a apresentação em PDF, basta me escrever. Vejo as pessoas baixando a cabeça e anotando o endereço eletrônico (era assim que se falava em 1999).

No começo eu ficava imaginando a quantidade de e-mails na minha caixa de entrada no dia seguinte. Mas hoje eu sei que vem pouca coisa. Meia dúzia de e-mails no máximo.

Ao final das apresentações muita gente fala comigo. Comentam algo que acontece com sua empresa, algo que se identificaram, e eu peço para me escreverem: “tenho material, vamos trocar informações, vamos ver como o Sebrae pode ajudar”, entre outras exclamações. As pessoas aparentam estar empolgadas, cheias de ideias. Mas logo me esquecem, e não me escrevem jamais.

Sei que não é algo pessoal. O que acontece é a manifestação de uma característica que todos temos: somos todos extremamente criativos. Todos. Temos muitas ideias e planos. Mas sonhar e imaginar é a parte fácil. A parte difícil, que exige certo tempo e dedicação, essa deixamos para depois. E para mais depois. E aquela grande ideia acaba esquecida.

Para evitar isso, sugiro dar o primeiro passo. O primeiro e-mail. A primeira ação tangível. Porque é frustrante ter muitas ideias e nunca coloca-las em prática. E pior, sempre repetindo a mesma desculpa: a falta de tempo. E perceba, leitor: eu não pedi que comprassem selos, fossem ao correio e me enviassem uma correspondência, como se fazia em 1993. É um e-mail, digitado em um minuto. Até que ponto a tecnologia realmente nos ajuda?

Esse primeiro pequeno passo costuma gerar um efeito transformador. Comece a leitura. Mande uma mensagem para um contato importante. Faça a matrícula. Todo grande empreendimento, pessoal ou profissional, começa sempre com uma ação minúscula. No entanto, os mesmos planos grandiosos, quando não é dado esse primeiro passo, morrem no travesseiro, no chuveiro. Morrem na ausência de uma pequena ação inicial.

Falta tempo, mas o tempo vai passar de qualquer jeito. Seria melhor que ele passasse enquanto fazemos alguma coisa. Qualquer ação que represente um começo.