quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A semana e toda a vida

Costumo dirigir a palavra escrita aqui aos gerentes, proprietários, chefes. Afinal, as mudanças de maior impacto dependem de quem manda. Mas obviamente existem questões que escapam da responsabilidade deles. A seguir, um exemplo.

É normal encontrarmos no Facebook publicações com dizeres mais ou menos assim: “Até que enfim sexta-feira!”. Ou então: “Graças a Deus acabou a semana!”. Ou ainda: “Não aguento mais, preciso de férias!”

Muitas vezes sentimos a mesma coisa. Curtimos essas frases e imagens que comemoram o final de mais uma semana de trabalho. No entanto, é preciso ter certo cuidado ao tornar públicas essas manifestações. Elas revelam um pouco sobre o seu trabalho – e muito sobre você.

Se o seu chefe lê uma frase dessas que você postou, o que ele pensa? A primeira impressão é que você não gosta muito de trabalhar lá. Que o que você faz é um sacrifício e você não vê a hora de acabar. E que é bem provável que na primeira oportunidade você vai abandonar o barco. Ou estou exagerando?

Mas digamos que você esteja realmente cansado do seu trabalho, e não liga em demonstrar isso, mesmo que indiretamente, para quem quiser saber. Será que essas expressões não podem prejudicar o futuro? Imagine alguém que pensa em contratar você, mas no histórico do Facebook vê que você costuma comemorar a sexta-feira e reclamar da segunda. Será que simplesmente mudando de trabalho você vai começar a gostar do que faz?

Mais um sinal: o tempo costuma se arrastar quando fazemos o que não gostamos. E os bons momentos passam voando. Isso não acontece apenas nas férias – é assim em qualquer lugar. Logo, se você reclama que ainda é segunda ou terça, podemos inferir que você não está se divertindo das 8 às 18.

Além da percepção que causa nos outros, ficar reclamando que a semana de trabalho não passa é um problema pessoal, que precisa ser encarado. A principal reflexão é: será que você vai passar a vida esperando pelo final de semana? Será que o trabalho precisa ser esse fardo? Será que, ao invés de reclamar, não seria melhor construir outro caminho?

Cada final de semana que se comemora representa um pedacinho do ano que vai embora. Quem comemora toda semana que termina, já pode comemorar o ano que acaba – mas que, profissionalmente, foi jogado fora. Feliz Natal!