quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sobre postagens frequentes

Com certa frequência, sou perguntado sobre a quantidade correta de postagens que uma empresa deve fazer no Facebook. Todo dia? Quantas vezes por dia? Ou quantas vezes por semana? Não sei a resposta. Não existe uma regra. Portanto, o que resta é testar e usar o bom senso.

Guy Kawasaki, talvez o maior especialista no assunto, afirma que não existe um número certo ou um limite. Para ele, a única regra é que o conteúdo que você postar deve ser bom, útil, relevante. E muito importante: conteúdo bom, útil e relevante para o seu público, e não apenas para a sua empresa. Caso contrário, você vai divulgar apenas coisas sobre o que você quer vender. Ou gabar-se sobre o que você faz – ou “selfies empresariais”. Esse não é o caminho. Conteúdo bom é aquele que orienta, ensina, ajuda as pessoas – e mostra que você é especialista no que faz.

Guy Kawasaki afirma que se o seu conteúdo for bom você pode postar 10 ou 20 vezes ao dia. Mas eu tenho certeza que você não tem tanto conteúdo bom para postar. Por isso, se você exagerar, vai começar a irritar as pessoas. E em pouco tempo elas não vão mais prestar atenção no que você divulga.

A atual quantidade de conteúdo irrelevante incomoda as pessoas – e também preocupa o Facebook. A rede social já possui mais de 1,5 bilhão de usuários. E é todo mundo – inclusive você e eu – querendo aparecer. Logo, o Facebook precisa mediar esse conteúdo. Eles ganham dinheiro quando páginas impulsionam postagens. No entanto, por outro lado, eles precisam garantir que a experiência do usuário continue agradável. Ou então o usuário, entediado, vai embora. E os anúncios também.

Por isso, uma sugestão para as pequenas empresas que desejam postar com frequência no Facebook: crie temas diários para compartilhar. Por exemplo: se você tem uma loja, na segunda-feira poste algo sobre tendências. Na terça, uma promoção. Na quarta, tire uma dúvida frequente dos clientes. E assim por diante. Encontre temas relevantes para não ser repetitivo e não postar sempre as mesmas coisas.

A melhor regra, vale insistir, é o bom senso. E como filtro, refletir antes de postar: o conteúdo informa e orienta, ou é apenas vaidade?