sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quem vê preço não vê promoção

Como os varejistas fazem quando querem que o consumidor compre algum produto em particular? A estratégia de sempre: desconto no preço! Nada contra as tradicionais estratégias de promoção de vendas. Mas um estudo publicado pelo The Journal of Marketing demonstra uma maneira mais eficiente de adotar descontos promocionais.

Uma equipe de pesquisadores da University of Minnesota's Carlson School of Management observou as atitudes dos clientes em relação aos descontos. Eles perceberam que, em geral, clientes preferem ganhar algo extra na compra, e não comprar algo mais barato.

Um exemplo: clientes não percebem que um desconto de 33% equivale a 50% a mais de produto. Complicado? Vamos lá: Você vende um produto de 100ml a R$ 10. Dar um desconto de R$ 3,30 equivale a oferecer 150ml, ou 33% a mais na quantidade (50ml + 50ml + 50ml). Mas o consumidor não faz essa conta, e acredita que 150ml são 50% a mais de produto.

Os pesquisadores detectaram ainda um aumento de 73% na venda de um hidratante quando era oferecido uma quantidade extra, e não um desconto equivalente: 33% de desconto ou 33% a mais de produto. Para o cliente, o desconto no preço seria mais vantajoso, mas mesmo assim o produto mais escolhido era aquele com 33% a mais no volume.

Numa reportagem do The Economist a respeito da pesquisa, o autor faz uma interessante comparação: é mais convincente anunciar a quantidade extra de quilometragem que um carro faz por litro de combustível do que anunciar a economia que o cliente pode ter no consumo. A idéia é a mesma, só muda a abordagem.

A pesquisa serve como reflexão para as amadoras estratégias de preço e especialmente de promoção que nossas empresas adotam. É um alento saber que o cliente prefere mais produto. Quem sabe prefira mais serviços? Lembre-se: cliente que não vê valor, só vê preço. E a sua empresa, só combate a concorrência baixando preço?

Estratégia simples e eficiente, sempre