quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O que gera a esperteza?


Em 2010, Jeff Bezos, fundador da gigante virtual Amazon, discursou para formandos de Princeton.  Jeff iniciou o discurso com a seguinte história:

Quando criança, ele costumava passar as férias e viajar com seus avôs. Durante as viagens, acomodado no banco traseiro, Jeff surpreendia os velhos com suas habilidades de raciocínio lógico.

Apenas um detalhe incomodava Jeff: a fumaça dos cigarros que sua avó fumava ao longo da jornada. E por isso teve um plano: ele lembrou de uma campanha anti-tabagista que ouvira no rádio. A campanha dizia, recorda Jeff, que a cada tragada o fumante perdia alguns minutos de vida.

E então Jeff, o prematuro gênio dos cálculos, fez as contas, tocou no ombro da avó e declarou: “Fumando a cada dois minutos a senhora já perdeu nove anos de vida!”

Jeff esperava, como de costume, ser elogiado por mais uma dedução brilhante. A reação, no entanto, foi catastrófica: sua avó começou a chorar.

Seu avô, sempre comedido, parou o carro no acostamento, abriu a porta traseira e pediu que Jeff descesse. O menino temeu a reação, mas após um instante de silêncio, seu avô falou: “Jeff, um dia você vai entender que é mais difícil ser gentil do que ser esperto.”

Eis a mensagem de Jeff para os bacharéis: inteligência é um dom, gentileza é uma escolha. É fácil utilizar um dom, mas as escolhas podem ser complexas.

A história acima nos faz lembrar os inúmeros momentos em que teria sido melhor ficar calado. Ou omitir aquela crítica precisa e contundente, mas que apenas magoou alguém e não colaborou em nada para melhorar a situação. Não bastaria, nesse caso, a complacência, ou um comentário benevolente? Mostrar esperteza, muitas vezes, é distribuir crueldade. Afinal de contas, é realmente difícil ser gentil quando temos a oportunidade de ostentar a nossa astúcia.

***

Aqui o discurso transcrito (em inglês) e abaixo no Youtube. Um bom exercício do idioma para quem quiser ouvir e ler o texto ao mesmo tempo.