terça-feira, 2 de abril de 2013

Marketing de Conteúdo


O marketing de conteúdo é, basicamente, a divulgação de informação relevante para o seu público-alvo.

Um exemplo: uma faculdade pode replicar informações sobre estágios, oportunidades de trabalho, intercâmbio, eventos, e não apenas divulgar os cursos que ela oferece. O objetivo final é tornar-se um transmissor de informação relevante e confiável. Isso fará com que as pessoas procurem você, confiem no que você informa. Consequentemente, formarão uma imagem positiva sobre quem você é e sobre o que você vende.

O conceito de marketing de conteúdo cresceu muito com a onipresença das redes sociais: em 2013, ele é considerado prioridade máxima entre os profissionais da área de marketing digital.

O problema é o notório amadorismo virtual das pequenas empresas. Lembre-se: ninguém está interessado em receber todos os dias no Facebook uma propaganda da sua loja. Ou você implorando para que curtam sua página. Se essa é a única maneira que sua empresa tem de se comunicar com seus contatos, é preferível o silêncio.

Você não precisa escrever um artigo impactante todo dia. Mas você pode compartilhar o bom conteúdo alheio. É até preferível, principalmente para quem está começando a divulgar informações e ainda está longe de se tornar uma referência.

Transmitir conteúdo direcionado para sua audiência gera credibilidade. É uma atitude que dá um sentido para uma eventual relação comercial.

E aqui vale repetir a velha mensagem: de que adianta lucrar com tantas transações financeiras forçadas? Nenhuma torna as pessoas melhores, nenhuma cria amizade, nenhuma gera uma experiência agradável? Mal sanamos necessidades! Será que estamos condenados a iludir para vender, chorar por desconto, reclamar no Procon?

O marketing de conteúdo pode representar uma mudança. Quem sabe possamos reinventar uma relação de parceria e cumplicidade entre quem vende e quem compra. Parceria sustentada pelo incalculável valor da informação.