O marketing de conteúdo é, basicamente, a divulgação de informação
relevante para o seu público-alvo.
Um exemplo: uma faculdade pode replicar informações sobre
estágios, oportunidades de trabalho, intercâmbio, eventos, e não apenas
divulgar os cursos que ela oferece. O objetivo final é tornar-se um transmissor
de informação relevante e confiável. Isso fará com que as pessoas procurem
você, confiem no que você informa. Consequentemente, formarão uma imagem
positiva sobre quem você é e sobre o que você vende.
O conceito de marketing de conteúdo cresceu muito com a
onipresença das redes sociais: em 2013, ele é considerado prioridade máxima
entre os profissionais da área de marketing digital.
O problema é o notório amadorismo virtual das pequenas
empresas. Lembre-se: ninguém está interessado em receber todos os dias no
Facebook uma propaganda da sua loja. Ou você implorando para que curtam sua
página. Se essa é a única maneira que sua empresa tem de se comunicar com seus
contatos, é preferível o silêncio.
Você não precisa escrever um artigo impactante todo dia. Mas
você pode compartilhar o bom conteúdo alheio. É até preferível, principalmente
para quem está começando a divulgar informações e ainda está longe de se tornar
uma referência.
Transmitir conteúdo direcionado para sua audiência gera
credibilidade. É uma atitude que dá um sentido para uma eventual relação
comercial.
E aqui vale repetir a velha mensagem: de que adianta lucrar
com tantas transações financeiras forçadas? Nenhuma torna as pessoas melhores,
nenhuma cria amizade, nenhuma gera uma experiência agradável? Mal sanamos
necessidades! Será que estamos condenados a iludir para vender, chorar por desconto, reclamar no Procon?