quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Estereotiparam você também

Há alguns dias, ao chegar em Florianópolis, conversei um pouco com o taxista. Ele desabafou: o dia de trabalho estava difícil. Ele disse que havia se envolvido num acidente pela manhã. Enquanto ele falava sobre a confusão, algo me chamou a atenção. A pessoa do outro carro envolvido no acidente teria dito algo assim: “todo taxista é folgado!” 

E ele me disse que sofre no dia-a-dia com essa generalização. Desde passageiros achando que ele vai dar um jeito de cobrar mais, até outros motoristas preocupados com sua atitude no trânsito.

Isso acontece com quase todas as profissões: forma-se um estereótipo do profissional, e ele vai ter que lidar com isso na rotina de trabalho. Não importa se a pessoa é um motoboy em cidade grande ou se é um político em Brasília.

Vou aproveitar o tema para falar sobre um estereótipo que conheço bem: o de vendedor. Quem nunca ouviu a frase “ele sabe vender!” Em geral é usada para se referir ao vendedor que é quase um mágico – ele tem truques para persuadir o cliente. A propósito, se você procurar no Google, verá que existem inúmeros mágicos ensinando vendas.

Por isso, quando as empresas contratam vendedores, já procuram pessoas com esse perfil falador e desinibido. E aí começa o problema: os clientes conhecem bem esse perfil de vendedor. E hoje em dia, com as facilidades de tecnologia e entrega, muitas pessoas evitam as lojas porque sabem que é difícil argumentar com esses faladores. Mas a preocupação do gerente é com os números, não com a experiência de compra. O ponto de vista do consumidor é ignorado. Por isso, continuam contratando pessoas com esse estereótipo defasado de vendedor.

Eu imagino uma equipe de vendas diferente. Que ouça bem mais do que fala. Que pergunta mais do que responde. Que apresente um certo desapego da obrigação de venda. Com foco total no problema, na situação do cliente, e na melhor maneira de resolvê-la – pois sabe que isso é o que gera a transação financeira. Algo precisa ser feito para mudar aos poucos esse estereótipo do vendedor chato. Não é uma mágica que vai resolver.

Para concluir, uma pergunta ao nobre leitor: você sabe o que as pessoas falam sobre a sua profissão? Conhecer essa percepção pode ser a melhor maneira de se diferenciar.