terça-feira, 28 de maio de 2013

O amadorismo virtual das empresas


Vejo no Facebook um escritório fazendo aniversário. E agora: faz um ano que ele abriu ou é aniversário de um dos sócios?

Ninguém deve ter lido os termos de uso do Facebook, mas ele restringe o perfil de usuário apenas para pessoas físicas. Se você, empresário, tiver um concorrente malvado ou um ex-cliente rancoroso, ele poderá contatar o Facebook e, digamos, “denunciar” o seu perfil. E o Facebook poderá excluir o perfil com o nome da sua empresa, já que contraria os termos de uso que ninguém leu.

O que fazer então? O que as empresas grandes fizeram e, justiça seja feita, muitas empresas pequenas também: criar uma página (fan page), recurso disponibilizado pela rede social justamente para as empresas que querem divulgar sua marca e compartilhar conteúdo com seus clientes.

As vantagens são inúmeras: você terá, por exemplo, relatórios sobre dados demográficos e geográficos dos “fãs” (os usuários que clicam em “curtir” na sua página). Você poderá nomear alguém como administrador: pode ser um funcionário ou aquele sobrinho adolescente que não sai da internet. Essa pessoa poderá ajudar você a administrar o conteúdo. O Facebook também dirá quantos visualizam sua página, cada publicação e cada foto. Ou seja: é possível ter um feedback completo do desempenho social da sua marca.

Digamos que você tenha cometido o erro de criar um perfil de usuário para sua empresa. Não se desespere: você não precisa excluir o perfil, basta migrar para uma página. Quem era seu “amigo” se torna seu “fã”. Você ganha em profissionalismo e “legaliza” sua marca no Facebook.

Muito importante: divulgue apenas conteúdo relevante. Facilite a vida dos seus clientes, quem sabe tornando a página do Facebook um ponto de informação, de dúvidas ou até, por que não?, um local para agendar horários ou fazer pedidos. Divulgando informação relevante você se tornará referência (o tal Marketing de Conteúdo) e reduzindo esforços você fideliza clientes.

A profissionalização social de uma empresa começa quando ela para de “cutucar” os amigos no Facebook.